Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1975
Título: A domesticação do homem, em Nietzsche
Autor(es): Moraes, João Miguel de
Palavras-chave: Consciência moral
Homem
Instintos
Domesticação
Genealogia
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: Este trabalho, que se intitula “A domesticação do homem em Nietzsche”, tem por objetivo compreender como o filósofo, na Genealogia da Moral, problematiza a formação moral do homem ao longo do processo civilizatório. Partindo das discussões presentes nas duas primeiras dissertações do seu “escrito polêmico”, buscaremos construir uma leitura que nos possibilite vislumbrar como as reflexões desenvolvidas por Nietzsche, se esforçam em denunciar que a formação social do homem, tal qual se desenvolveu historicamente, direcionou grande parte de seus esforços para a tarefa de “domesticar” a natureza humana, buscando, através de diferentes meios – castigo, violência, sofrimento, medo, culpa, responsabilidade, dever, entre outros valores que passam a constituir a “consciência moral” –, dominar a força dos seus instintos e conter os seus impulsos, subordinando-os a um preceito ordenador, de modo que o homem se tornasse, ao fim de todo esse processo, um ser “manso” e “civilizado”, um “animal domesticado”.
Descrição: Moraes, J. M. de. A domesticação do homem, em Nietzsche. 2011. 108f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1975
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Miguel de Moraes.pdfJoão Miguel de Moraes945.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.