Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19752
Título: Estudo das práticas de Logística Reversa utilizadas pela Fazenda Tamanduá na produção de Manga Biodinâmica
Autor(es): Salviano, Rafaella de Lucena
Palavras-chave: Logística
Logística Reversa
Vantagem competitiva
Data do documento: 2016
Resumo: Em um mercado competitivo, a Logística Reversa pode ser essencial para uma empresa que queira se destacar, pois possibilita a redução do custo de produção, valorização de seus produtos e, consequentemente,uma melhor aceitação por parte dos clientes. Nesse contexto, a presente pesquisa busca responder: Quais as práticas de logística reversa utilizadas pela fazenda tamanduá na produção de manga biodinâmica?. O artigo tem como objetivo geral estudar as práticas de logística reversa utilizadas pela fazenda tamanduá na produção da manga biodinâmica tendo como objetivos específicos conhecer o processo de produção das mangas, verificar a produção da compostagem como prática de logística reversa e avaliar se é obtida vantagem competitiva através dessa prática. A empresa decidiu seguir o ramo da agricultura orgânica na produção da manga biodinâmica. Para realizar essa pesquisa foram feitas leituras de teóricos que serviram de inspiração para as discussões e elaboração de entrevista semiestruturada com um funcionário responsável pelo processo de produção das mangas biodinâmica, com a produção de vídeo como forma de registro para facilitar o entendimento dos objetivos propostos. Apresentou-se como resultado que eles produzem seu próprio adubo a partir da compostagem, produzida a partir dos resíduos orgânicos da produção, essa forma de adubação é um requisito para obtenção de certificação de qualidade, a manga produzida é classificada como orgânica e biodinâmica e visa o mercado externo. Essa prática é caracterizada como logística reversa. Esse processo se reverte em publicidade positiva que mostra a imagem de uma empresa preocupada com o meio ambiente e a sociedade ao redor objetivando vantagem competitiva.
Descrição: SALVIANO, R. L. Estudo das práticas de Logística Reversa utilizadas pela Fazenda Tamanduá na produção de Manga Biodinâmica. 2016. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19752
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - RAFAELLA LUCENA SALVIANO.pdf9.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.