Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19755
Título: Sucessão Gerencial em empresas familiares: um estudo de caso em empresas do ramo de supermercados
Autor(es): Feitosa, Uliana Vieira
Palavras-chave: Sucessão gerencial
Empresa familiar
Planejamento sucessório na empresa
Data do documento: 18-Jun-2015
Resumo: As empresas familiares têm sido alvo de alguns estudos e pesquisas, nas últimas décadas, devido a forte influência que as mesmas exercem sobre a economia, sobretudo no Brasil. O presente trabalho buscou analisar o processo de sucessão em empresas familiares, especificamente em dois supermercados, sendo um localizado na cidade de Pombal-PB e outro supermercado em Santana de Mangueira-PB, para melhor compreender esse processo de transferência de poder de uma geração para outra no intuito de perpetuar os negócios. Para tanto, foi empregada a abordagem qualitativa e quanto aos objetivos pode-se dizer que este é um estudo descritivo, no qual, para a obtenção dos resultados, foi empregado o método da entrevista. Foi possível perceber o quanto as empresas estudadas têm resistido à ideia de se planejar antecipadamente para o futuro das mesmas. Além disso, os aspectos relacionados ao poder, e liderança ainda residem na figura do fundador. Os conflitos vivenciados pelas organizações estudadas referem-se a divergências de opiniões e a forte presença de questões pessoais que por muitas vezes interferem na gestão da empresa. Percebe-se que para a escolha do sucessor foi considerado o fato deste já ter, ao longo do tempo, se inserido no ambiente organizacional. Conclui-se que existe uma resistência por parte dos fundadores em deixar os negócios totalmente sobre a gerência do sucessor. Sobre o planejamento sucessório, os entrevistados demonstraram não dar a devida importância para esse processo tratando-o em alguns momentos como desnecessário.
Descrição: FEITOSA, U. V. Sucessão Gerencial em empresas familiares: um estudo de caso em empresas do ramo de supermercados. 2015. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19755
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Uliana Vieira Feitosa.pdf9.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.