Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19763
Título: O insólito e o conto maravilhoso em Quando a Primevera Chegar, de Marina Colasanti
Autor(es): Brito, Dayane Vieira de
Palavras-chave: Contos
Insólito ficcional
Marina Colasanti
Data do documento: 2018
Resumo: Este estudo objetiva investigar as propriedades do insólito ficcional, na coletânea de contos maravilhosos “Quando a primavera chegar” (2017), de Marina Colasanti. Desde sua incursão em 1973, na Literatura Infantil e Juvenil, a escritora tem aperfeiçoado a arte da retomada das histórias clássicas, com o intuito de construir novas histórias, formal e tematicamente diferentes, mas que dialogam com os contos de fadas que moldam o imaginário. O estado da arte em relação à sua obra neste gênero é distintivo, exatamente pela disponibilidade de textos que apresentam esse diálogo. Dessa forma, partindo do contexto da Literatura Infantojuvenil, bem como traçando o perfil das narrativas e da presença do insólito na construção do conto maravilhoso para a contemporaneidade, essa proposta se justifica na importância da retomada do gênero literário e as possibilidades de abrangência dos eventos narrativos, na promoção de novos (inter) textos. Nessa perspectiva, aporta-se nas teorias e conceitos de autores como Aguiar e Martha (2012), Bettelheim (2018), Roas (2014), Colomer (2017), Zilberman (2014), Todorov (2017), dentre outros que dialogam com a Literatura Infantojuvenil, a Literatura Fantástica e a adaptação dos contos clássicos para a contemporaneidade. Espera-se que a experiência reflexiva proporcionada pelo insólito, nos contos maravilhosos de “Quando a primavera chegar”, promova a construção de sentidos do texto literário contemporâneo.
Descrição: BRITO, D. V. de. O insólito e o conto maravilhoso em Quando a Primevera Chegar, de Marina Colasanti. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19763
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayane Vieira de Brito.pdfPDF - Dayane Vieira de Brito4.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.