Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19770
Título: Do sapato à luva: um olhar sobre a cinderela surda como marcador identitário da cultura surda
Autor(es): Barbosa, Maria da Conceição de Oliveira
Palavras-chave: Literatura surda
Cinderela surda
Cultura surda
Data do documento: 2019
Resumo: O presente artigo tem como objetivo realizar um estudo sobre a Literatura Surda e a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), mostrando a importância da cultura surda e de seus artefatos. Para tanto, realizamos um estudo comparativo entre os contos da Literatura infantil: Cinderela e Cinderela Surda. Pretendemos mostra a relevância da obra adaptada como marcador identitário do sujeito surdo. Desse modo, realizamos uma análise apresentando aspectos da cultura e identidade do sujeito surdo. Utilizamos uma metodologia de cunho bibliográfico, qualitativa, baseada na comparação dos dois contos supracitados. A análise está fundamentada a partir dos estudos de alguns autores, como Mourão (2012), Strobel (2008) e Karnopp (2008). Esse estudo mostrou que a comunidade surda tem sua própria cultura e identidade, fato que podemos comprovar através da obra adaptada analisada, como também de outras obras literárias, sejam elas adaptadas, criadas ou traduzidas.
Descrição: BARBOSA, M. da C. de O. Do sapato à luva: um olhar sobre a cinderela surda como marcador identitário da cultura surda. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19770
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Conceição de Oliveira Barbosa.pdfPDF - Maria da Conceição de Oliveira Barbosa3.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.