Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19772
Título: | O espaço escolar e a importância da leitura na formação do cidadão |
Autor(es): | Pontes, José Tarcisio Lourenco |
Palavras-chave: | Leitura Escola Aprendizagem Ensino médio |
Data do documento: | 2019 |
Resumo: | O processo de leitura é concebido enquanto fenômeno intelectual e social no qual o leitor está adentrando, visto que ele é demarcado por contexto e pretexto de quem elaborou o material que se lê. O objetivo geral da presente pesquisa pautou-se em compreender o papel da leitura na formação do cidadão, dentro de uma perspectiva que o educando insere-se cotidianamente no processo de aprendizagem escolar, social e política. Na parte teórica utilizamos os seguintes autores: Bamberger (1995), Lajolo (2002), Saviani (2009), Nunes (2008), El Far (2006), Joly (2006), Zibas (2005), Martins; Sá (2008), Pennac (1998), Amorim ( 2010). A pesquisa foi de tipo qualitativa, tendo como aporte metodológico procedimental pautado na pesquisa bibliográfica. Conclui-se que considerar que o aluno do ensino médio ainda não é capaz de realizar a leitura crítica de um texto, é um fato preocupante que faz com que seja suscitada imediatamente a necessidade de se rever que práticas estão sendo desenvolvidas para formar o leitor crítico. |
Descrição: | PONTES, J. T. L. O espaço escolar e a importância da leitura na formação do cidadão. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19772 |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Tarcisio Lourenco Pontes.pdf | PDF - José Tarcisio Lourenco Pontes | 3.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.