Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19773
Título: A prática educativa dos(as) agentes comunitários(as) de saúde da unidade Saúde da Família do Bairro Pasto Novo no município de Mari - PB: uma educação popular?
Autor(es): Teixeira, Maricélia da Silva
Palavras-chave: Agente comunitário de saúde
Prática educativa
Educação popular
Data do documento: 2019
Resumo: Reconhecendo que a prática educativa está presente nos diversos espaços sociais, o presente trabalho tem como objetivo investigar a prática educativa dos Agentes Comunitários de Saúde da Unidade Saúde da Família do bairro Pasto Novo no município de Mari-PB a fim de verificar sua correspondência com os víeis da educação popular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Para tal, realizamos pesquisa bibliográfica e documental da Lei (13.595/2018) e a Política Nacional de Educação Popular em Saúde PNEP-SUS, bem como entrevistas semiestruturadas. Na pesquisa bibliográfica exploramos o conceito de educação popular com base em autores como Freire (2005), Torres (1988) e Gadotti (2017). Como percurso percorrido do trabalho temos, em sua primeira parte, a investigação da lei que dispõe sobre as atribuições dos ACS e as entrevistas dos seis Agentes da Unidade de Saúde a fim de identificar suas práticas educativas. Feito isto, elaboramos um comparativo entre estas e as previsões legais, a verificação de que a educação popular é entendida como instrumento a serviço da libertação dos sujeitos e que a Lei 13.595/2018 prevê que as práticas dos Agentes sejam orientadas a partir dos referenciais da Educação Popular em Saúde. Este documento apresenta como referencias teóricos metodológicos: diálogo, amorosidade, problematização, construção compartilhada do conhecimento, emancipação e o compromisso com a construção do projeto democrático e popular, que é o eixo norteador do trabalho do ACS. A partir das entrevistas verificamos que a prática dos Agentes diverge da previsão legal, isto é, da educação popular em saúde podendo ser caracterizada como prática educativa tradicional privilegiando, sobretudo, a visita domiciliar como instrumento de transmissão de conhecimentos.
Descrição: TEIXEIRA, M. da S. A prática educativa dos(as) agentes comunitários(as) de saúde da unidade Saúde da Família do Bairro Pasto Novo no município de Mari - PB: uma educação popular?. 2019. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19773
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maricélia da Silva Teixeira.pdfDF - Maricélia da Silva Teixeira3.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.