Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19779
Título: Memorial da rua do cabaré: a literatura de testemunho no relatos das mulheres ex-prostitutas de Sapé
Autor(es): Pereira, Diogo da Costa
Palavras-chave: Literatura
Testemunho
Memória
Prostituição
Data do documento: 2019
Resumo: Este trabalho tem o objetivo geral de resgatar a memória de mulheres velhas ex-prostitutas da Rua do Cabaré, localizada no município de Sapé, nas décadas de 60 a 90, por meio de relatos de suas vivência no passado. Como objetivo específico, o trabalho é constituído por uma revisão da literatura moderna e contemporânea, os estudos teóricos sobre a literatura de testemunho e memória e, também, a análise dos relatos orais das mulheres entrevistadas numa perspectiva literária, social e cultural. Como metodologia, foi utilizado uma pesquisa bibliográfica para contextualizar a teoria e uma pesquisa de campo com três mulheres que viveram no cabaré, para esse registro houve o processo de gravação da entrevista a partir de um roteiro com oito perguntas e, depois, a transcrição das falas. Todos os relatos presentes neste trabalho são fragmentos da entrevista gravada e suas falas foram transcritas na íntegra numa escrita oral. Como fundamentação teórica destacam-se os estudos de Jaime Ginzburg (2012) sobre a literatura e suas interdisciplinaridades na pós-modernidade, Márcio Seligmann-Silva (2001, 2003, 2005) com suas pesquisas no Brasil sobre testemunho, história e memória, o filósofo francês Walter Benjamin (1987) e seus estudos sobre o narrador, a memória e o testemunho, e também utilizaram-se as pesquisas da historiadora Ecléa Bosi (1994) sobre a memória numa perspectiva social.
Descrição: PEREIRA, D. da C. Memorial da rua do cabaré: a literatura de testemunho no relatos das mulheres ex-prostitutas de Sapé. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19779
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diogo da Costa Pereira.pdfPDF - Diogo da Costa Pereira5.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.