Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantana, Sandra de Sousa-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:18:41Z-
dc.date.available2013-09-20T12:18:41Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 371.782-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1977-
dc.descriptionSantana, S. de S. Agressividade e Violência Escolar na percepção de Docentes e Alunos/as de Séries iniciais. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi realizado numa escola pública municipal da cidade de Campina Grande/PB, tendo como finalidade identificar e analisar quais são modalidades mais frequentes de agressividade e violêncianas séries iniciais, como também o interesse e as estratégias utilizadas pelas docentes frente à agressividade no contexto escolar, mas especificamente na sala de aula. Os procedimentos metodológicos que dão suporte à pesquisa advêm da abordagem qualitativa, nos moldes do estudo de caso, o qual possibilitou adequada descrição e análise dos dados e informações obtidas através de observações e entrevistas realizadas com duas professoras e 36 alunos e alunas do quarto e quinto ano da referida escola. Para esta pesquisa, considera-se agressividade como sendo uma energia natural presente no ser humano que quando não trabalhada com limite, autocontrole e respeito às diferenças, pode desencadear atos agressivos capazes de machucar que vão da agressão moral e verbal à física. O resultado da pesquisa demonstra que os tipos/modalidades de agressividade mais frequentes são verbais e físicas. Os alunos do quinto ano reconhecem a forma verbal como sendo agressividade, enquanto os do quarto ano apenas reconhecem como agressividade as formas mais graves que é a física. A falta de um projeto voltado à prevenção e/ou redução dos casos de agressividade é um agravante para o aumento dos comportamentos agressivos/violentos que têm vitimado e criminalizados a tantas crianças e jovens do Brasil.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Francisca Pereira Salvinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectViolência escolarpt_BR
dc.subjectAgressividadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento moralpt_BR
dc.titleAgressividade e violência escolar na percepção de docentes e alunos/as de séries iniciaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sandra de Sousa Santana.pdfSandra de Sousa Santana265.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.