Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19780
Título: | Do clássico ao contemporâneo: as múltiplas versões do conto Cinderela |
Autor(es): | Santos, Lindomar Batista dos |
Palavras-chave: | Literatura infantojuvenil Contos de fadas Literatura comparada Cinderela |
Data do documento: | 2019 |
Resumo: | Este trabalho pretende comparar e refletir acerca da versão do conto Cinderela do escritor francês Charles Perrault em comparação com as múltiplas versões do conto: a versão de Walcyr Carrasco, A Gata Borralheira do livro A Gata Borralheira e outras histórias (2009); a versão de Pedro Bandeira, Um par de tênis novinho em folha inserida na obra Sete faces do conto de fadas (1999), como também a versão da obra cinematográfica Cinderella (2015) de Walt Disney Studios. Em consonância com o aporte teórico de Cademartori (2006), Colomer (2015), Radino (2003), Cheola (2006) entre outros, conseguimos reconhecer mudanças significativas relativas à maneira de como a história é contextualizada em conformidade com as sociedades contemporâneas. Como conhecedores da formação do aluno-leitor, esta pesquisa proporcionou também esmiuçar o conto para atentar aos valores e às particularidades dos elementos inseridos nas versões de cada adaptador, para que nos entusiasmemos em trabalhá-los na sala de aula com nossos alunos, formando futuros leitores. |
Descrição: | SANTOS, L. B. dos. Do clássico ao contemporâneo: as múltiplas versões do conto Cinderela. 2019. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19780 |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lindomar Batista dos Santos.pdf | PDF - Lindomar Batista dos Santos | 6.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.