Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19787
Título: Da submissão social e política ao "cimo da liberdade": a Marquesa de Alorna no Romance as Luzes de Leonor
Autor(es): Lima, Jaqueline Vieira de
Palavras-chave: Marquesa de Alorna
Personagem feminina
Trajetória
Opressão
Resistência
Data do documento: 6-Jun-2019
Resumo: A presente pesquisa apresenta um estudo da obra literária As Luzes de Leonor, a Marquesa de Alorna, uma sedutora de anjos, poetas e heróis (2011), da autoria de Maria Teresa Horta. Buscamos analisar como a figura histórica Leonor de Almeida – a Marquesa de Alorna – é representada no romance a partir de quatro elementos: o casamento, a sexualidade, a maternidade e a política. Para tanto, observamos como a autora reconstitui a trajetória de vida da personagem, da infância à maturidade, atentando para o contexto sócio -histórico em que estava inserida. A análise foi desenvolvida pelo método qualitativo, de caráter bibliográfico e crítico-analítico. Desse modo, realizamos a abordagem pelo viés da Crítica Literária Feminista e Estudos de Gêneros. Apoiamo-nos, principalmente, nos estudos realizados por Zolin (2010), Showalter (1994), Zinani (2013), Beauvoir (2016), Macedo e Amaral (2005), bem como nas contribuições teóricas de Perrot (2017), Casnabet (1991), Reis e Lopes (2007), Vieira (2008), dentre outros. Ao final da nossa análise, constatamos que toda a trajetória da personagem é marcada por opressão, no entanto, em todos os momentos, ela resiste, encontrando forças por meio dos estudos. A protagonista mostra -se como uma menina e mulher sábia, insubordinada, dona de uma grande liberdade política e sexual, transgredindo, assim, todos os paradigmas impostos no século XVIII.
Descrição: LIMA, J. V. de. Da submissão social e política ao "cimo da liberdade": a Marquesa de Alorna no Romance as Luzes de Leonor. 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19787
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaqueline Vieira de Lima.pdf6.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.