Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1978
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Rubenice Lopes de-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:18:49Z-
dc.date.available2013-09-20T12:18:49Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1978-
dc.descriptionSousa, R. L. de. A produção de sentidos por universitários na leitura de textos acadêmicos no contexto da sala de aula. 2011. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo é o resultado da pesquisa voltada à produção de sentidos na leitura de textos acadêmicos no contexto da sala de aula realizada por universitários. Contemplou-se a relação entre leitura e universitários pelo fato de que pouco se tem investigado nesta direção. Assim, partimos do seguinte questionamento: quais os sentidos produzidos na leitura dos textos acadêmicos por universitários no contexto sala de aula? O objetivo geral da pesquisa foi investigar os sentidos produzidos por alunos universitários na sala de aula em situações de leituras de textos acadêmicos; e os objetivos específicos: observar ações de compartilhamento texto-leitor nas situações de leitura (seminários e discussões coletiva de textos); identificar os sentidos produzidos durante a leitura e; analisar as estratégias de leituras utilizadas. Uma professora universitária juntamente com uma turma, composta por dezesseis alunas pertencentes ao segundo período do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior localizada em Campina Grande/PB, compuseram a amostra da pesquisa. Para a construção dos dados, contamos com a técnica de observação assistemática não-participativa e utilizamos três aparelhos de MP4, para o registro em áudio das seis observações de aula acompanhadas. Em geral, os resultados evidenciam que as estratégias de leitura são incentivadas pela professora, favorecendo a compreensão de leitura das alunas, também verificamos que os sentidos produzidos na leitura ocorreram por meio da intertextualidade, concepção de leitura defendida nesta pesquisa, de que os sentidos produzidos na leitura não estão nem no texto, nem no autor nem no leitor separadamente, mas na relação entre eles.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Fabíola Mônica da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA produção de sentidos por universitários na leitura de textos acadêmicos no contexto da sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rubenice Lopes de Sousa.pdfRubenice Lopes de Sousa673.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.