Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1978
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Rubenice Lopes de | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:18:49Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:18:49Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1978 | - |
dc.description | Sousa, R. L. de. A produção de sentidos por universitários na leitura de textos acadêmicos no contexto da sala de aula. 2011. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo é o resultado da pesquisa voltada à produção de sentidos na leitura de textos acadêmicos no contexto da sala de aula realizada por universitários. Contemplou-se a relação entre leitura e universitários pelo fato de que pouco se tem investigado nesta direção. Assim, partimos do seguinte questionamento: quais os sentidos produzidos na leitura dos textos acadêmicos por universitários no contexto sala de aula? O objetivo geral da pesquisa foi investigar os sentidos produzidos por alunos universitários na sala de aula em situações de leituras de textos acadêmicos; e os objetivos específicos: observar ações de compartilhamento texto-leitor nas situações de leitura (seminários e discussões coletiva de textos); identificar os sentidos produzidos durante a leitura e; analisar as estratégias de leituras utilizadas. Uma professora universitária juntamente com uma turma, composta por dezesseis alunas pertencentes ao segundo período do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior localizada em Campina Grande/PB, compuseram a amostra da pesquisa. Para a construção dos dados, contamos com a técnica de observação assistemática não-participativa e utilizamos três aparelhos de MP4, para o registro em áudio das seis observações de aula acompanhadas. Em geral, os resultados evidenciam que as estratégias de leitura são incentivadas pela professora, favorecendo a compreensão de leitura das alunas, também verificamos que os sentidos produzidos na leitura ocorreram por meio da intertextualidade, concepção de leitura defendida nesta pesquisa, de que os sentidos produzidos na leitura não estão nem no texto, nem no autor nem no leitor separadamente, mas na relação entre eles. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Fabíola Mônica da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A produção de sentidos por universitários na leitura de textos acadêmicos no contexto da sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Rubenice Lopes de Sousa.pdf | Rubenice Lopes de Sousa | 673.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.