Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19802
Título: O preconceito racial no âmbito educacional: estratégias e práticas pedagógicas antirracistas
Autor(es): Moura, Bruna Vanessa da Silva
Palavras-chave: Educação
Preconceito racial
Práticas pedagógicas
Data do documento: 2019
Resumo: A construção do que se entende por preconceito racial possui imbricações vinculadas ao transcurso de um longo processo histórico e social, de submissão ao regime de escravização, negação da condição de humanidade e a posterior falta de políticas institucionais que visassem a devida inclusão social dos indivíduos que, à época, se encontravam libertos da condição de cativo. Assim, a pesquisa teve como objetivo geral conhecer as estratégias de ensino usadas por professores para a inclusão de crianças negras no ambiente escolar e a importância dessas práticas para o combate ao preconceito racial. Para o alcance desse objetivo, torna-se necessário: Identificar o papel do professor no processo de socialização em relação ao racismo; Descrever as estratégias de ensino usadas pelos professores para a inclusão de crianças negras no ambiente escolar; Analisar as consequências do racismo no desenvolvimento da criança. Nesse sentido, a utilização de referenciais teóricos e institucionais/oficiais conferiu a fundamentação necessária à elaboração do trabalho. Alguns dos autores utilizados foram: CAVALLEIRO(2001), GOMES(2006) e MACEDO(2016). Quanto à questão metodológica: realizou-se uma pesquisa de campo de caráter qualitativo. À partir da pesquisa em campo, sequenciada pela análise dos resultados, foi possível apreender certas peculiaridades atinentes a realidade da instituição educacional, especificamente sobre a forma como as educadoras compreendem, analisam e lidam com a questão dos casos de racismo em sala de aula.
Descrição: MOURA, B. V. da S. O preconceito racial no âmbito educacional: estratégias e práticas pedagógicas antirracistas. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19802
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Vanessa da Silva Moura.pdfPDF - Bruna Vanessa da Silva Moura3.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.