Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19804
Título: Análise epidemiológica das fraturas condilares
Autor(es): Cabral, Bianca Castro
Palavras-chave: Côndilo mandibular
Traumatismos de face
Disfunção da articulação temporomandibular
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar retrospectivamente as características epidemiológicas das fraturas condilares em casos tratados no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande –PB. Para analisar a amostra foi utilizada uma ficha contendo os seguintes dados: gênero, tipo de fratura, tipo de envolvimento condilar, fator etiológico, tipo de acidente, acometimento de mais regiões fraturadas e tipo de tratamento utilizado. Inicialmente foram analisados prontuários dos pacientes referentes ao ano de 2016 (Janeiro a Dezembro), onde 15 casos se enquadraram nos critérios de inclusão e sendo selecionados para a pesquisa. Posteriormente ao preenchimento da ficha, as tomografias foram analisadas para classificação da fratura (alta, média, baixa). Os resultados obtidos foram tabulados em Excel e submetidos à análise de frequência. Em 66,66% dos pacientes as fraturas foram causadas por acidentes motociclísticos, com uma prevalência de 86,66% pelo gênero masculino, causando envolvimento de múltiplas regiões em 86,67% dos casos, e estes com predominância de 73,33% na escolha pelo tratamento cirúrgico. Dentro das limitações deste estudo, pode-se concluir que as fraturas de côndilo possuem alta ou baixa frequência, acometendo mais homens por acidentes motociclístos, sendo a cirurgia em campo aberto a principal conduta escolhida.
Descrição: CABRAL, B. C. Análise epidemiológica das fraturas condilares. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19804
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bianca Castro Cabral.pdfPDF - Bianca Castro Cabral35.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.