Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19809
Título: Análise de risco aplicada nos laboratórios de Química analítica de uma universidade pública
Autor(es): Antunes, Sabrina Silva
Palavras-chave: Avaliação de risco
Mapa de risco
Laboratórios químicos
Biossegurança
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: O trabalho, principal fonte de subsistência do ser humano, está diretamente ligado à manutenção da capacidade produtiva. Ainda que toda função exercida apresente certo grau de risco à saúde, é obrigação do empregador oferecer um ambiente com condições de segurança para que a atividade laboral não ocasione danos pessoais, ambientais ou patrimoniais. O objetivo dessa proposta foi realizar uma avaliação de riscos nos laboratórios de ensino experimental de química analítica em uma Universidade pública, situada no estado da Paraíba. A metodologia incluiu verificações das condições de trabalho por meio de visitas aos laboratórios e diálogo com os servidores, resultando na construção de mapas de risco, instrumento de reflexão e expressão qualitativa dos riscos aos quais estes se percebem submetidos. Os resultados indicaram que os riscos químicos são os de maior proeminência, seguidos pelos riscos ergonômicos e mecânicos. Embora haja utilização de equipamentos de proteção individual, ficou evidente a necessidade de reforçar a obrigatoriedade do uso e oferecer um programa de educação contínuo em saúde e segurança do trabalhador.
Descrição: ANTUNES, S. S. Análise de risco aplicada nos laboratórios de Química analítica de uma universidade pública. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19809
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sabrina Silva Antunes.pdfPDF - Sabrina Silva Antunes8.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.