Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19810
Título: Experiência extensionista com grupos operativos sobre medidas socioeducativas no CREAS I de Campina Grande – PB
Autor(es): Rodrigues, Danielly Belchior
Palavras-chave: Psicologia social
Medidas socioeducativas
Equipe multiprofissional
Grupos operativos
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: Este artigo visa relatar uma experiência de extensão na realização de um grupo operativo com a equipe multiprofissional do CREAS I, localizado no município de Campina Grande -PB. Os encontros tiveram como objetivo conhecer as dificuldades que entravam o trabalho de equipe multiprofissional no processo de execução das medidas socioeducativas (MSEs) e como elas são ou podem ser superadas. Participaram dos encontros quatro profissionais, sendo duas pedagogas, uma assistente social e uma psicóloga, uma professora coordenadora do projeto de extensão; e três extensionistas. Foram realizados três encontros, sendo dois com a vivência do grupo operativo. No tocante às temáticas discutidas os profissionais descreveram situações desafiadoras que impedem a celeridade do processo e acabam por gerar angústias principalmente nas situações que exigem responsabilidades que ultrapassam os limites da atuação profissional e que não foram preparados para enfrentar. Os encontros também propiciaram aos profissionais um momento para refletir sobre como estava sendo realizado o seu trabalho, às vezes, sem o êxito almejado, suscitando uma mudança de atitudes necessária para a melhoria dos serviços prestados à comunidade. Ressalvadas as limitações do relato de apenas dois encontros, o grupo operativo com a equipe multiprofissional do CREAS I mostrou-se efetivo enquanto estratégia pedagógica, pois contribuiu tanto para a formação profissional da equipe extensionista, como para suscitar reflexões, mobilizar sentimentos e interesse da equipe para tratar de aspectos do seu cotidiano, facilitar a narrativa do processo de execução de MSEs e (re)examinar a qualidade do trabalho realizado.
Descrição: RODRIGUES, D. B. Experiência extensionista com grupos operativos sobre medidas socioeducativas no CREAS I de Campina Grande – PB. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19810
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielly Belchior Rodrigues.pdfPDF - Danielly Belchior Rodrigues18.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.