Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19817
Título: Ansiedade e medo dos discentes de Odontologia sobre o momento da consulta odontológica
Autor(es): Lourenço, Davyd Tomé
Palavras-chave: Saúde oral
Ansiedade odontológica
Dentista
Atendimento odontológico
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: A ansiedade e o medo podem ser fatores que influenciam o desenvolvimento do atendimento odontológico, os indivíduos podem exibir maior ou menor medo e ansiedade dependendo de características como sexo, idade entre outras. Este estudo tem por objetivo verificar associação entre a presença de experiência odontológica traumática, fatores socioculturais e a ansiedade odontológica em alunos de graduação de instituição pública de ensino superior, assim como, verificar a existência de relações diretas ou indiretas das variáveis de interesse sobre a ansiedade odontológica. Trata-se de um estudo transversal observacional derivado de um recorte de outro macroestudo realizado pela mesma equipe idealizadora. Utilizou-se uma abordagem indutiva, por observação direta, com a participação de 128 estudantes universitários do curso de odontologia. Foi realizada uma análise estatística descritiva objetivando caracterizar a amostra. Observou-se distribuição dos acadêmicos de Odontologia de acordo com as características sociodemográficas, medo de ir ao consultório do Cirurgião- dentista e autopercepção de saúde bucal. A maioria dos pesquisados era do sexo feminino (n = 85; 65,4%) e da faixa etária de 20 a 24 anos (n = 77; 59,2%). A prevalência de medo odontológico foi de 35,4% (n = 46). Além disso, a maior parte assinalou que considerava boa a sua saúde bucal (n = 61; 46,9%).. Os resultados do presente estudo sugerem que os discentes de odontologia em sua maioria não apresentam níveis elevados de ansiedade ou medo da consulta odontológica, como também apresentam uma boa saúde oral.
Descrição: LOURENÇO, D. T. Ansiedade e medo dos discentes de Odontologia sobre o momento da consulta odontológica. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19817
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Davyd Tomé Lourenço.pdfPDF - Davyd Tomé Lourenço22.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.