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dc.contributor.authorBatista, Fabrícia Araújo-
dc.date.accessioned2013-09-20T12:19:31Z-
dc.date.available2013-09-20T12:19:31Z-
dc.date.issued2013-09-20-
dc.identifier.otherCDD 808.068-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1981-
dc.descriptionBatista, F. A. Kit Contagiar: era uma vez...a literatura infantil na escola. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia apresenta os resultados de um estudo acerca da literatura infantil que tomou como objeto de estudo o projeto de leitura “Kit Contagiar”, cuja proposta é despertar, de forma lúdica, o gosto pela leitura. Metodologicamente, o estudo é de natureza qualitativa, sobretudo exploratória e descritiva, estruturado a partir da observação e sistematização de dados. Tal estudo foi desenvolvido durante os meses de setembro a novembro do ano de 2011, tomou como universo empírico a Escola Municipal Presidente Kennedy, especificamente alunos do segundo ciclo inicial, com faixa etária diversificada, de 8 a 14 anos. A pesquisa objetivava observar se a leitura “por prazer” poderia proporcionar o desenvolvimento de habilidades, ou seja, se a leitura não direcionada pode ensinar, educar, aguçar o imaginário, contribuir para a criticidade, a autonomia e construção da identidade. Também buscamos verificar como a prática lúdica em sala de aula dos diversos gêneros literários contidos no “Kit Contagiar” (gibis, livros, cordéis, fantoches, CDs, DVDs e outros) contribui para a construção do conhecimento do educando, além de investigarmos se tais práticas desenvolvem no educando o gosto pela leitura. Esta pesquisa pode ser considerada, quanto à natureza, como empírica, um estudo de caso fundamentado por uma pesquisa bibliográfica, que forneceu a base para elaboração do roteiro para a observação (olhar, ouvir e falar). Dentre os estudiosos lidos estão Amarilha (1997), Abramovich (1997), Coelho (1987), Dinorah (1995), Zilberman (2007), Costa (2007), José (2007). Ao término da pesquisa podemos ter uma visão consistente no que se refere ao uso lúdico da literatura infantil no ambiente escolar: constamos que é uma prática que contribui sim para despertar o prazer pela leitura por estar envolvidos num mundo fantástico, encantado e maravilhoso, facilitando dessa forma a formação do leitor na construção de seu conhecimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cristiane Maria Nepomucenopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleKit contagiar: era uma vez...a literatura infantil na escolapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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