Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19821
Título: A receptividade de meninas e meninos do campo na escola urbana E.E.E.F.M. Renato Ribeiro Coutinho, Alhandra-pb
Autor(es): Silva, Severino Tiago da
Palavras-chave: Educação do campo
Movimentos sociais
Espaço geográfico
Território
Data do documento: 1-Ago-2019
Resumo: Neste trabalho, busca-se compreender a educação do campo a partir de seus atores e nos mais diversos espaços geográficos, entendendo educação do campo como resultado das lutas sociais e como política pública em resposta aos anos de omissão do Estado em relação ao campo e aos seus filhos e filhas. Procura-se estabelecer como os movimentos sociais rurais e os sujeitos do campo produzem territórios e como se manifestam suas diversas territorialidades na construção de uma educação pública do campo, para o campo e para os seus atores. Para tanto, o campo de pesquisa escolhido foi bastante propício, pois possibilitou a investigação in loco, por ser uma escola situada na zona urbana com predominante demanda do campo. Trata-se da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Renato Ribeiro Coutinho, localizada na cidade de Alhandra-PB, que tem nos seus quadros um contingente significativo de alunos do campo e, nesse contexto, cabe a discussão sobre como se dá a recepção desses sujeitos a partir da implementação de uma proposta pedagógica voltada aos anseios e interesses do campo e do seu povo. Para tanto, o trabalho se desenvolveu à luz de Santos (1988), Caldart (2004), Coelho (2007) e Freire(1988)
Descrição: SILVA, Severino Tiago da. Menina e meninos do campo: a receptividade na escola urbana – o caso da EEEFM Renato Ribeiro Coutinho, Alhandra - Pb. 2018. 78f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19821
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Severino Tiago da Silva.pdfPDF - Severino Tiago da Silva764.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.