Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1983
Título: A música como linguagem expressiva e forma de conhecimento de mundo
Autor(es): Alves, Jubilene Tavares
Palavras-chave: Música
Ambiente escolar
Linguagem expressiva
Prática educativa
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar as contribuições advindas da música e a inserção da mesma no ambiente escolar de uma instituição pública de educação infantil, localizada na cidade de Campina Grande e, mas especificamente, da turma do maternal II, turno manhã. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, na qual autores como: BRITO (2003), JEANDOT (1997), PENNA (2008) contribuiu de forma significativa enfatizando a importância da música através de suas definições. Também se constituiu como respaldo para nossas análises o desenvolvimento de um projeto de intervenção e atuação no campo de estagio da prática Docente, intitulado: A música no cotidiano da creche. Portanto, nosso artigo é de caráter qualitativo, resultado de uma pesquisa de campo, com dados coletados através de aulas ministradas e observações das respostas das crianças as atividades realizadas. Foram obtidas consideráveis informações que nos permitiram evidenciar a relevância de trabalharmos a música nas diversas áreas de conhecimento como linguagem expressiva e forma de conhecimento do mundo. Verificou-se que a música é indispensável na prática educativa e que sua contribuição é altamente relevante para o desenvolvimento das diversas habilidades da criança. Destaca-se a importância do papel do educador e o seu compromisso de trabalhar com a música, mesmo que este não tenha uma qualificação para esta prática. Desta forma, apresentando as contribuições advindas da música e, sua relevância como uma ferramenta indispensável na prática educativa.
Descrição: Alves, J. T. A música como linguagem expressiva e forma de conhecimento de mundo. 2011. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1983
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jubilene Tavares Alves.pdfJubilene Tavares Alves2.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.