Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Rita de Cássia da-
dc.date.accessioned2019-08-06T15:58:42Z-
dc.date.available2019-08-06T15:58:42Z-
dc.date.issued2019-08-06-
dc.identifier.otherCDD 372.62-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19835-
dc.descriptionSILVA, R. C. da. O preconceito racial e seus reflexos na aprendizagem do aluno. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.pt_BR
dc.description.abstractDiscutir acerca do preconceito racial se revela de suma importância entre o meio acadêmico e fora dele, pois constitui um dos principais agravos para a sociedade em geral, sobretudo aos cidadãos afrodescendentes e este fato evidencia a pouca consciência criada por parte da sociedade em relação à diversidade étnico-racial, uma vez que acabam provocando consequências desagradáveis a alguns grupos sociais como negros, índios, dentre outros. A problematização da discriminação racial na área educacional, é um tema muito abordado, entretanto não solucionado. Assim sendo, a minimização dos problemas gerados pela discriminação contra afrodescendentes na escola, deve ser direcionada através de uma metodologia firme e eficiente. O preconceito racial é um problema que afeta todas as esferas desde séculos passados. Contudo, neste trabalho direcionamos o olhar para construção identitária dos afrodescendentes que é, de algum modo, afetada pelo preconceito racial e compromete a construção da autoestima dessas pessoas, especificamente na turma do 9º Ano “A”, da Escola Municipal, localizada na cidade de Belém do Brejo do Cruz-PB. Sendo assim, esse artigo é resultado de uma pesquisa de campo, que objetivou demonstrar como o preconceito racial afeta a construção da identidade dos afrodescendentes no âmbito escolar, onde estas manifestações resultam em pessoas tímidas, inseguras o que ocasiona que este sujeito sinta-se inferior aos demais. Para isso, usamos uma pesquisa analítico-reflexiva, dando ênfase ao trabalho desenvolvido durante o Estágio Supervisionado II, uma vez que foi o processo de observação e de intervenção realizado durante este período que acarretou essa pesquisa. Com o término de nossos estudos foi possível perceber que o preconceito racial vem atingir o ambiente educativo comprometendo a participação do aluno em sala de aula; levando a ausência de reconhecimento positivo de seu semelhante étnico; dificuldades no processo de aprendizagem, o que influencia na construção do conhecimento do indivíduo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Auríbio Farias Conceiçãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPreconceito racialpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectAutoestimapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO preconceito racial e seus reflexos na aprendizagem do alunopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rita de Cássia da Silva.pdf6.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.