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dc.contributor.authorDutra, Kenya Gomes-
dc.date.accessioned2019-08-06T15:59:47Z-
dc.date.available2019-08-06T15:59:47Z-
dc.date.issued2019-08-06-
dc.identifier.otherCDD 371.92-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19840-
dc.descriptionDUTRA, K. G. A avaliação formativa e as aprendizagens de alunos autistas. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO espaço da sala de aula é rico e dinâmico e traz consigo uma multiplicidade de meios que favorecem ao trabalho pedagógico, um fazer cheio de direcionamentos. A educação inclusiva, amplia as possibilidades da ação docente porque corporifica uma pluralidade capaz de proporcionar ao professor, um ambiente vasto para experiências e reflexões. Partindo desse entendimento, o presente artigo tem como objetivo geral: compreender o processo de ensino da avaliação das aprendizagens, atentando para os aspectos específicos dos alunos autistas, tendo como foco o processo avaliativo enquanto espaço de discussão sobre a relevância docente nesse processo. Os objetivos específicos se concentram em: perceber os aspectos gerais do autismo dentro da perspectiva da aprendizagem escolar; compreender o processo de educação inclusiva e descrever os aspectos gerais do processo de avaliação formativa no contexto da inclusão escolar. Assim sendo, a proposta de estudo, se ancora numa revisão bibliográfica procurando discutir sobre o autismo e as propostas de docência capazes de ampliar oportunidades de ensino destes alunos, procurando perceber na avaliação formativa, um percurso metodológico essencial para o desenvolvimento do ensino inclusivo. O interesse por esta temática parte da inquietação como professora e mãe de uma criança autista que enfrenta os desafios da escolarização desta cedo, buscando perceber no processo de avaliação como instrumento de formação na perspectiva inclusiva. É um estudo que se justifica dentro das compreensões que circundam o fazer pedagógico na contemporaneidade, onde aspectos como inclusão e avaliação ganham novos contornos e exigem debates que direcionem novas ações. Para tanto, tomamos por base os autores que trazem uma abordagem pertinente à temática tais como Camargo e Bosa (2009); Lear (2004); Gauderer (1987); Mello (2007); Luckesi (1996), dentre outros que contribuem para a ampliação de conceitos relevantes à consolidação de uma educação inclusiva. Após a análise da pesquisa estudada, consideramos que o processo de avaliação, no contexto da educação inclusiva, deve favorecer a um ensino capaz de ofertar oportunidades de aprendizagem de maneira mais humana e democrática, respeitando o ritmo de aprendizagem dos alunos autistas; oportunizando ao professor ajustar e/ou modificar seus meios de atuação a partir de suas reflexões e autoavaliação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Joana Áurea Cordeiro Barbosapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAvaliação das Aprendizagenspt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleA avaliação formativa e as aprendizagens de alunos autistaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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