Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19840
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dutra, Kenya Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-06T15:59:47Z | - |
dc.date.available | 2019-08-06T15:59:47Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.92 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19840 | - |
dc.description | DUTRA, K. G. A avaliação formativa e as aprendizagens de alunos autistas. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O espaço da sala de aula é rico e dinâmico e traz consigo uma multiplicidade de meios que favorecem ao trabalho pedagógico, um fazer cheio de direcionamentos. A educação inclusiva, amplia as possibilidades da ação docente porque corporifica uma pluralidade capaz de proporcionar ao professor, um ambiente vasto para experiências e reflexões. Partindo desse entendimento, o presente artigo tem como objetivo geral: compreender o processo de ensino da avaliação das aprendizagens, atentando para os aspectos específicos dos alunos autistas, tendo como foco o processo avaliativo enquanto espaço de discussão sobre a relevância docente nesse processo. Os objetivos específicos se concentram em: perceber os aspectos gerais do autismo dentro da perspectiva da aprendizagem escolar; compreender o processo de educação inclusiva e descrever os aspectos gerais do processo de avaliação formativa no contexto da inclusão escolar. Assim sendo, a proposta de estudo, se ancora numa revisão bibliográfica procurando discutir sobre o autismo e as propostas de docência capazes de ampliar oportunidades de ensino destes alunos, procurando perceber na avaliação formativa, um percurso metodológico essencial para o desenvolvimento do ensino inclusivo. O interesse por esta temática parte da inquietação como professora e mãe de uma criança autista que enfrenta os desafios da escolarização desta cedo, buscando perceber no processo de avaliação como instrumento de formação na perspectiva inclusiva. É um estudo que se justifica dentro das compreensões que circundam o fazer pedagógico na contemporaneidade, onde aspectos como inclusão e avaliação ganham novos contornos e exigem debates que direcionem novas ações. Para tanto, tomamos por base os autores que trazem uma abordagem pertinente à temática tais como Camargo e Bosa (2009); Lear (2004); Gauderer (1987); Mello (2007); Luckesi (1996), dentre outros que contribuem para a ampliação de conceitos relevantes à consolidação de uma educação inclusiva. Após a análise da pesquisa estudada, consideramos que o processo de avaliação, no contexto da educação inclusiva, deve favorecer a um ensino capaz de ofertar oportunidades de aprendizagem de maneira mais humana e democrática, respeitando o ritmo de aprendizagem dos alunos autistas; oportunizando ao professor ajustar e/ou modificar seus meios de atuação a partir de suas reflexões e autoavaliação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Joana Áurea Cordeiro Barbosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Avaliação das Aprendizagens | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | A avaliação formativa e as aprendizagens de alunos autistas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Kenya Gomes Dutra.pdf | 7.79 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.