Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19846
Título: Resistência e valorização da identidade negra em poemas de Cristiane Sobral
Autor(es): Gomes, Bianca Bezerra
Palavras-chave: Mulher negra
Valorização
Discriminação racial
Poesia negra
Data do documento: 7-Jun-2019
Resumo: Cristiane Sobral, autora negra, atriz e escritora contemporânea brasileira de contos e poesias, traz em seus escritos um verdadeiro grito de liberdade para as mulheres negras. O presente artigo tem por objetivo analisar o discurso de libertação, resistência e valorização da identidade negra em alguns poemas de Cristiane Sobral, fazendo uso de duas obras, “Não vou mais lavar os pratos” (2010) e “Só por hoje vou deixar meu cabelo em paz” (2014). Duas coletâneas, com poemas, publicadas nos Cadernos Negros, que apresentam uma resistência aos padrões sociais impostos às mulheres negras, lutando por igualdade social e extinção da discriminação racial. Para embasar este trabalho utilizou-se de metodologia com caráter de pesquisa bibliográfica, analítico interpretativo, fazendo uso de autores como, Nilma Lino Gomes (2007), Cuti (2010) e Djamila Ribeiro (2018). Os poemas escolhidos para análise apresentam um pouco do conhecimento sobre suas causas, trajetória e luta por uma sociedade melhor em que todos os indivíduos possam viver com respeito e dignidade.
Descrição: GOMES, B. B. Resistência e valorização da identidade negra em poemas de Cristiane Sobral. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19846
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bianca Bezerra Gomes.pdfPDF - Bianca Bezerra Gomes1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.