Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1984
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Elivânia de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:20:00Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:20:00Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1984 | - |
dc.description | Brito, E. de S. Uma abordagem histórica e educacional acerca da pessoa deficiente visual. 2011. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | O mundo sempre foi construído a partir das leis e normas da maioria da sociedade dita “igual”, partindo dos estereótipos do que é ser normal, por se locomover, falar, ouvir e enxergar. Assim, o mundo girava de acordo com a vontade destes. O presente trabalho aborda como estão sendo compreendidas e trabalhadas às questões de políticas de inclusão e diversidade no cotidiano das pessoas com deficiência visual. O objetivo é desvendar a concepção a respeito da pessoa cega, assim como desmistificar o preconceito sobre os mesmos. Do ponto de vista metodológico, nossa pesquisa foi realizada tendo como base a pesquisa bibliográfica, a qual analisou documentos escritos acerca de Inclusão e nos estudos teóricos os quais nos deram subsídios para descrever acerca do tema abordado. Este trabalho apresenta uma abordagem bibliográfica, estabelecendo uma relação entre contexto social escolar, políticas de diversidade e inclusão social, seguem uma proposta com um paradigma sobre inclusão com autores como Brasil (1994), Amiralian (1997), Sassaki (1997), Ormelezi (2000), Mantoan (2002), Fontana & Vergana Nunes (2006), entre outros. Espera-se com esse estudo desconstruir estereótipos e possibilitar a discussão e inserção das práticas de inclusão do cotidiano das pessoas com deficiência visual. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Elvira Bezerra Pessoa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Deficiente visual | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem histórica e educacional acerca da pessoa deficiente visual | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Elivânia de Sousa Brito.pdf | Elivânia de Sousa Brito | 779.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.