Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19852
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Iria Maria Maia Pereira de-
dc.date.accessioned2019-08-07T12:17:48Z-
dc.date.available2019-08-07T12:17:48Z-
dc.date.issued2019-08-07-
dc.identifier.otherCDD 371.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19852-
dc.descriptionOLIVEIRA, I. M. M. P. de. A literatura afro-brasileira na sala de aula: perspectivas e práticas para um ensino inclusivo. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo, refletir acerca do ensino de literatura afro-brasileira no contexto da sala de aula, destacando sua relevância no processo de afirmação cultural que tem como base a Lei 10.639/03, a qual trata da obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira em todas as séries do ensino regular, contemplando as disciplinas de história, artes e literatura. Partindo desse contexto, é possível entender que o uso de textos literários que trazem essa temática, contribuem para o conhecimento acerca da formação cultural da sociedade brasileira, além de se constituir em um importante espaço político ao tratar da relevância que o negro teve na formação identitária do país, combatendo assim a invisibilidade e os silenciamentos tão presentes na sociedade contemporânea. Ainda dentro desse contexto, é possível evidenciar e consolidar o entendimento de que o uso da literatura afro-brasileira é de extrema relevância na realidade educacional como bem colocam autores como Oliveira (2008); Pires (2005), Cuti (2010) dentre outros que evidenciam a presença de uma voz negra que precisa ser lida, uma vez que contribui para o conhecimento de aspectos históricos de extrema importância para a formação identitária dos sujeitos, realidade que amplia a responsabilidade da escola enquanto lugar de formação social e traz para a prática docente mais possibilidades metodológicas de desenvolver um ensino efetivo e uma aprendizagem significativa que possibilite aos alunos se perceberem como parte do processo histórico-social do qual fazem parte.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Auríbio Farias Conceiçãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura Afro-brasileirapt_BR
dc.subjectAfirmação Culturalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA literatura afro-brasileira na sala de aula: perspectivas e práticas para um ensino inclusivopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iria Maria Maia Pereira de Oliveira.pdf6.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.