Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19853
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopes, Wesley Hericles Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-07T12:18:01Z | - |
dc.date.available | 2019-08-07T12:18:01Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.152 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19853 | - |
dc.description | LOPES, W. H. A. Breve descrição sobre a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca realizar uma descrição acerca da teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, que, opondo-se à aprendizagem mecânica, procura levar o aluno a perceber os processos cognitivos que ocorrem no processo de aprendizagem. Objetivamos, então, a compreensão da Teoria da Aprendizagem Significativa e a sua importância para a aprendizagem do aluno, especificamente em reconhecer a importância da aprendizagem para o desenvolvimento humano, descrever a teoria de David Ausubel e relacionar a teoria da Aprendizagem Significativa com os Mapas de Conceito. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, abordando autores como Moreira (2010), Pozo (1998), Tavares (2007), Moraes (2007), Pelizzari et al (2001), Lopes e Silva (2010), Lakomy (2008) e o próprio Ausubel (2000). Diante desse estudo, podemos perceber a importância da teoria da Aprendizagem Significativa para a educação, pois essa aprendizagem vai além de pensar os conceitos que estão na mente. Assim, com o estudo dessa teoria é possível compreender de fato como funciona esse tipo de aprendizagem e de que forma ela passa a fazer sentido para o aprendiz, pois a aprendizagem aliada com o desenvolvimento humano torna acessível o acompanhamento da evolução intelectual do aluno na sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Joana Áurea Cordeiro Barbosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
dc.subject | David Ausubel | pt_BR |
dc.title | Breve descrição sobre a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Wesley Hericles Almeida Lopes.pdf | 5.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.