Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19859
Título: Orçamento participativo: desafios para o sucesso da inclusão popular na Gestão Pública
Autor(es): Viana, Elder Bruno Santos
Palavras-chave: Orçamento participativo
Administração pública
Participação popular
Data do documento: 7-Jul-2018
Resumo: Nos últimos anos, verificou-se um grande interesse da Administração Pública em efetivar mecanismos para melhorar os resultados das ações de governo relacionadas às políticas públicas. Levando-se em consideração a atual conjuntura político-administrativa brasileira, observa-se uma intensa busca governamental para o desenvolvimento de ações voltadas a gestão participativa, procurando assim, aprimorar a participação popular na esfera pública, deste modo, destaca-se a ferramenta do Orçamento Participativo. A partir de então, este estudo teve como objetivo analisar os desafios para o sucesso da efetiva implantação da participação popular na gestão pública orçamentária. Neste estudo, se utiliza como abordagem metodológica a pesquisa básica, exploratória e descritiva a partir de uma pesquisa bibliográfica. Durante a análise e discussão dos dados, constatou-se que o orçamento é um instrumento que materializa o planejamento de maneira a pressupor e forma aproximada a relação entre receitas e despesas que são executadas em um determinado período de tempo. Deste modo, atualmente este se configura como a peça mais importante da administração pública, pois nele estão contidos todos os programas e projetos das ações governamentais. O orçamento público é configurado em um documento legal, que tem sua base formulada por estimativas das receitas, e as possíveis despesas efetuadas pelo governo em exercício.
Descrição: VIANA, Elder Bruno Santos. Orçamento participativo: desafios para o sucesso da inclusão popular na Gestão Pública. 2018. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19859
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elder Bruno Santos Viana.pdfPDF - Elder Bruno Santos Viana1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.