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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19860
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sousa, Quézia Teodoro de | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-07T12:19:00Z | - |
dc.date.available | 2019-08-07T12:19:00Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19860 | - |
dc.description | SOUSA, Q. T. de. O processo de avaliação para o aluno surdo: inclusão ou exclusão?. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Há anos tem se debatido sobre uma das etapas mais importante no processo de ensino e aprendizagem do aluno: a avaliação. Sabe-se que essa ferramenta como suporte para o caminho do aprendizado é indispensável, e o professor como mediador desse processo, encontra inúmeras dificuldades em sua elaboração. A avaliação é considerada, portanto, um ato pedagógico utilizado para verificar se o que foi mediado durante as aulas fora compreendido pelos discentes, instigando-os a pensar no conhecimento adquirido de maneira reflexiva. Partindo desse pensamento, a pesquisa busca observar e discutir as propostas avaliativas aplicadas na educação especial, especificamente para alunos surdos, em uma escola do município da cidade de Catolé do Rocha-PB. Inicialmente, discutimos os aspectos sociais, e históricos da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), os aspectos teóricos, didáticos e práticos da avaliação e posteriormente analisamos se a avaliação inclui ou exclui o aluno surdo do âmbito escolar. Trata-se de uma pesquisa de campo de caráter qualitativa e os principais teóricos que nortearam esse estudo foram: Goldfeld (2002), Mantoan (2003), Veloso e Maia (2009) e Gil (2006), entre outros que destacam a importância da temática apresentada no estudo. A partir das análises realizadas percebe-se os déficits que a educação ainda apresenta para com os alunos surdos, principalmente no quesito da avaliação tendo em vista que esse processo é usado de maneira inadequada e que lacunas precisam ser preenchidas e metodologias reavaliadas para termos um processo avaliativo que respeito as particularidades do indivíduo surdo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Eianny Cecília de Abrantes Pontes e Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Libras | pt_BR |
dc.subject | Aluno surdo | pt_BR |
dc.title | O processo de avaliação para o aluno surdo: inclusão ou exclusão? | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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