Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19868
Título: Direitos humanos: educação e violência contra a mulher na cidade de Guarabira - PB
Autor(es): Silva, Daniele Guimarães da
Palavras-chave: Educação
Políticas públicas educacionais
Violência contra a mulher
Data do documento: 7-Dez-2018
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as políticas educacionais oferecidas para as mulheres do município de Guarabira-PB. Poderemos observar como as mulheres negras, pobres das periferias são vistas como pertencentes ao grupo dos outsiders – aqueles que não seguem as regras estipuladas pelo grupo dominante. Realizamos uma pesquisa nos bairros periféricos da Cidade e com aplicação de questionários surgiu a grande dúvida: A falta de informação dessas mulheres em relação as políticas educacionais, aos direitos e medida de proteção para vitimas de violência é problema da polícia/delegacia da mulher ou das autoridades locais, com a ausência nesses espaços periféricos? Atentamos para essa análise e crítica social, pois cremos ser de extrema importância para a longevidade da vida das mulheres, e condiz com as lutas feministas em busca de liberdade de escolha e de equidade de gênero. Para nossa fundamentação teórica utilizamos as contribuições de autores tais como Pitanguy (1985), Freire (1996), Bourdieu, (1999), Becker (2008), Foucault (2014), Zizek (2014), Butler (2015). Beauvoir (2016) e Linz (2016). Encontramos mulheres que mesmo vivendo na dominância das regras de certo grupo parte em busca de suas próprias escolhas, subvertendo essas regras e alcançando suas metas, nesse caso a falta de atendimento social e políticas educacionais afetam a vida dessas mulheres que as obrigam fazer escolhas dolorosas que afetam não somente sua saúde física, mas também psicológica.
Descrição: SILVA, D. G. da. Direitos humanos: educação e violência contra a mulher na cidade de Guarabira - PB. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19868
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniele Guimarães da Silva.pdfPDF - Daniele Guimarães da Silva1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.