Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19878
Título: Ação do silício nos mecanismos de osmoproteção e compartimentação de reservas em mamoeiro sob déficit hídrico
Autor(es): Souza, Dhayane dos Santos
Palavras-chave: Carica papaya L
Silicato de potássio
Estresse hídrico
Mecanismos osmóticos
Data do documento: 8-Ago-2019
Resumo: A deficiência hídrica é um dos principais fatores que afetam a produtividade agrícola da região nordeste, necessitando então o uso de tecnologias para amenização de tal problema. Com isso o presente estudo teve como objetivo avaliar a eficiência do silício (Si), nos mecanismos de osmoproteção e compartimentação de reservas em mudas de mamoeiro da variedade Hawaii, submetidas à deficiência hídrica. Para estabelecer a quantidade de água disponível nos tubetes, para cada regime hídrico, foi considerada a capacidade de campo (CC) do substrato, após o 45o dias após a emergência (DAE), as plantas foram submetidas aos regimes hídricos (20, 40, 60 e 80% da CC), tomando 80% da CC como referência (controle da lâmina de água). As amostras foram concomitantemente submetidas a tratamentos com silicato de potássio (K2SiO3) dissolvido em água destilada nas concentrações 0 – controle; 1,5 e 2,5 mL L-1, realizadas a cada seis dias até o 60o DAE. Por fim havendo a avaliação dos seguintes parâmetros: Proteínas Solúveis Totais, Aminoácidos Livres Totais, Glicina Betaina, Prolina, Amido e Açúcares Solúveis Totais. Concluindo-se então que para mudas de mamoeiro, a dose ótima de Sílicio (Si) encontrada é de (1,5 mL L-1 ) para PST, AALT, GB e AST, apesar de que a dose de (2,5 mL L-1 ) também promove respostas significantes no melhoramento do ajustamento osmótico das plantas. Podendo concluir ainda que o déficit hídrico aumenta a quantidade de ajustadores osmóticos (PST, AALT, GB, PRO) e diminui a quantidade de reservas energéticas (Amido).
Descrição: SOUZA, D. S. Ação do silício nos mecanismos de osmoproteção e compartimentação de reservas em mamoeiro sob déficit hídrico. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19878
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dhayane dos Santos Souza.pdf6.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.