Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19886
Título: Secretaria de Estado da Receita: um estudo sobre a evolução da arrecadação de impostos, nos últimos 5 anos, no Estado da Paraíba
Autor(es): Silva, Joseilton Muniz
Palavras-chave: Arrecadação de impostos
Impostos
Evolução tributária
Data do documento: 17-Mar-2018
Resumo: Assim como qualquer agente econômico, o Estado precisa planejar e gerenciar bem os recursos que estão sob sua responsabilidade com o intuito de manter o orçamento equilibrado. O presente trabalho teve como objetivo apresentar a evolução da arrecadação dos impostos mais usuais do conhecimento popular entre os anos de 2013 a 2017. O estudo foi feito através da verificação de planilhas demonstrativas com a finalidade de analisar a evolução da arrecadação do Estado da Paraíba, nos últimos 5 anos, buscando relacionar os elementos numéricos e os textuais, ou seja, buscando confrontar os elementos teóricos com a realidade empírica. Assim, o estudo caracterizou-se como exploratório e descritivo, tendo em vista a tentativa de descrever a evolução da situação da arrecadação no Estado da Paraíba. Como resultados da análise dessa evolução, percebeu-se que a partir do ano de 2015 houve uma diminuição da arrecadação e que isso pode afetar o bom desempenho das atividades essenciais do estado já que esses impostos são destinados a investimentos em educação, saúde, segurança e transportes, em sua maioria. Também se inferiu que esse resultado pode ser o reflexo da crise política e econômica que o país vem enfrentando, impedindo que o país tenha novos investimentos e consequentemente desenvolvimento.
Descrição: SILVA, Joseilton Muniz Silva. Secretaria de Estado da Receita: um estudo sobre a evolução da arrecadação de impostos, nos últimos 5 anos, no Estado da Paraíba. 2018. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19886
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joseilton Muniz Silva.pdfPDF - Joseilton Muniz Silva1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.