Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19893
Título: Alfabetização e letramento nas perspectivas do pacto nacional pela alfabetização na idade certa: um estudo de caso
Autor(es): Medeiros, Ana Cleide de
Palavras-chave: PNAIC
Professor
Letramento
Data do documento: 26-Jul-2014
Resumo: Este estudo teve como objetivo apresentar uma análise sobre o projeto do Governo Federal (PNAIC) Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, através de estudo de publicações em seu site, portal do MEC. Uma das questões que discutimos foi à forma como o projeto apresenta a alfabetização, em especial, sua perspectiva sobre o processo de letramento. Para a realização da pesquisa (estudo de caso) utilizamos como banco de dados o material disponibilizado pelo Governo Federal referente ao programa, a exemplo dos cadernos de formação continuada dos professores alfabetizadores que apresentam discussões sobre o programa. Constatamos que a proposta do Governo Federal para o PNAIC possui um aporte teórico bem substancial e bem disseminado já que foi implantado com uma base de dados que garante acesso a todos os participantes do programa. Os professores que não estiverem devidamente vinculados ao programa, também podem acessar e ter a possibilidade de entrar em contato com todas as informações presentes no site. Nas discussões teóricas levantadas no manual e nos cadernos de formação dos professores, os autores dos materiais teóricos destacam a importância de se alfabetizar letrando, seguindo as propostas de autores variados como Magna Soares, contudo, ainda pontuam em alguns momentos a relevância da alfabetização como conhecedor de códigos, mas sempre destacando a necessidade de haver um equilíbrio entre o letramento e a alfabetização.
Descrição: MEDEIROS, Ana Cleide de. Alfabetização e letramento nas perspectivas do pacto nacional pela alfabetização na idade certa: um estudo de caso. 2018. 48f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19893
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cleide de Medeiros.pdfPDF - Ana Cleide de Medeiro614.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.