Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19898
Título: O uso da literatura de cordel no ensino médio
Autor(es): Barbosa, Mauricio Alves
Palavras-chave: Literatura de cordel
Ensino médio
Aprendizado
Data do documento: 8-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o uso da literatura de cordel no Ensino Médio como uma ferramenta pedagógica e paradidática. A partir da nossa experiência pessoal como professor da disciplina de Filosofia no Ensino Médio da rede pública estadual, percebemos considerável desmotivação e falta de interesse dos alunos deste período escolar. Propomos, portanto, um mecanismo que venha contribuir na tentativa de minorar esta situação. Estamos falando da literatura de cordel que, desde o final do século passado, se instalou no nordeste brasileiro e se modou com características próprias desta região.Percebemos que, já naquela época esta autêntica expressão literária manifestava um papel educativo. Ao ouvir ou ler um folheto, o homem simples do campo conhecia sua realidade humana e social. Ao mesmo tempo que recebia informação, se divertia, formando sua identidade. Acreditamos que a literatura de cordel na sala de aula cumprirá de forma inusitada sua função educacional. Motivando os alunos do Ensino Médio a leitura, a interpretação, enfim, ao aprendizado.
Descrição: BARBOSA, Maurício Alves. O uso da literatura de cordel no ensino médio. 2018. 48f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19898
Aparece nas coleções:EAD - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mauricio Alves Barbosa.pdfPDF - Mauricio Alves Barbosa545.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.