Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19908
Título: Precipitação pluviométrica e evaporação de referência mensal e anual no município de Catolé do Rocha-PB
Autor(es): Silva, Dayara Cezario da
Palavras-chave: Dados climáticos
Estação meteorológica
Semiárido
Data do documento: 12-Ago-2019
Resumo: As condições áridas ou semiáridas são sempre associadas com a susceptibilidade das plantas ao déficit hídrico. Visto que o entendimento do regime pluviométrico e a evaporação de referência (ET0) de uma determinada região trazem benefícios significativos para o setor agrícola, principalmente em situações nas quais a disponibilidade hídrica não é abundante na maior parte do tempo. Assim objetivou-se estimar a precipitação pluviométrica e a evaporação de referência (ETo) em Catolé do Rocha, PB. Os valores diários evaporação do tanque de Classe A e precipitação pluviométrica foram coletados da Estação Meteorológica da Escola Agrotécnica do Cajueiro, pertencente ao Centro de Ciências Humanas, instalada na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus IV em Catolé do Rocha-PB, no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro dos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018. Os dados diários de precipitação pluvial e a evaporação de referência foram obtidos por meio de um pluviômetro e do tanque classe A, respectivamente. Pelos os resultados obtidos, o regime pluvial da cidade de Catolé do Rocha-PB é extremamente irregular, assimétrico, a estação chuvosa dura cerca de três meses (fevereiro a abril) e chove o equivalente a 70 % do total anual. No período de alta demanda atmosférica na cidade de Catolé do Rocha-PB correspondentes aos meses de agosto a novembro, os valores de ETo foram superiores aos observados durante o período de janeiro a junho, de menor demanda atmosférica.
Descrição: SILVA, D. C. da. Precipitação pluviométrica e evaporação de referência mensal e anual no município de Catolé do Rocha-PB. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19908
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dayara Cezario da Silva.pdf5.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.