Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19913
Título: Efeito da adubação orgânica via fertirrigação na qualidade de frutos do abacaxi "Pérola" sob diferentes lâminas de água
Autor(es): Silva, Francisca Lacerda da
Palavras-chave: Biodigestor
Biofertilizante
Irrigação
Data do documento: 12-Ago-2019
Resumo: Objetivou-se, com a presente pesquisa, estudar os efeitos da aplicação de doses de biofertilizante via fertirrigação e de lâminas de irrigação na qualidade de frutos de abacaxizeiro „pérola‟. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campus-IV, Catolé do Rocha-PB. Adotou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, com 12 tratamentos, no esquema fatorial 4x3 (dose versus lâmina), com quatro repetições, totalizando 48 parcelas, com oito plantas por parcela, perfazendo 384 plantas experimentais. Foram estudados os efeitos de quatro doses de biofertilizante à base de esterco bovino enriquecido (D1 = 20; D2 = 40; D3 = 60 e D4 = 80 mL/planta/vez) e de três lâminas de água (L1 = 80%; L2 = 100% e L3 = 120% da NIB – Necessidade de Irrigação Bruta) na qualidade de frutos do abacaxizeiro pérola. Aos 18 meses após o plantio das mudas avaliou-se o teor de sólidos solúveis totais, pH, acidez titulavel total e vitamina C dos frutos. Os resultados obtidos na pesquisa mostram que o teor de sólidos solúveis totais e de vitamina C do abacaxizeiro pérola aumentaram com o aumento da dose de biofertilizante, porém a acidez titulavel foi reduzida com o aumento das doses de biofertilizantes; os efeitos de doses de biofertilizante nas variáveis de qualidade de frutos do abacaxizeiro pérola foram mais significativos na lâmina de água L2 (100% NIB) e o pH não foi influenciado nem pelas doses de biofertilizantes quanto pelas lâminas de irrigação.
Descrição: SILVA, F. L. da. Efeito da adubação orgânica via fertirrigação na qualidade de frutos do abacaxi "Pérola" sob diferentes lâminas de água. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19913
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Lacerda da Silva.pdf5.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.