Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19916
Título: Análise das Condições de Acessibilidade no Mercado Público de Tambaú
Autor(es): Dantas, Rodrigo de Almeida Fernandes
Palavras-chave: Acessibilidade
Espaço público
Portadores de necessidades especiais
Data do documento: 10-Dez-2014
Resumo: Nesta pesquisa o objeto de estudo foi o Mercado Público de Tambaú situado no Município de João Pessoa, no bairro de Tambaú, onde analisamos as condições de acessibilidade dos portadores de necessidades especiais e, também, da população em geral que o frequenta. Procurou-se observar as deficiências da parte estrutural interna como banheiros e da parte externa do mercado como rampas para cadeirantes, que afetam de forma significativa a circulação de todos, além da identificação visível de barreiras indevidas formadas pelos próprios microempreendedores do ambiente estudado. A metodologia foi elaborada a partir da coleta de dados no mercado através de um questionário, onde as pessoas eram escolhidas ao acaso e entrevistadas. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso de caráter qualitativo. Foram feitos também registros fotográficos in loco mostrando os problemas do espaço pesquisado. Ao final deste trabalho foi possível chegar a resultados que mostram o grau de insatisfação tanto dos próprios microempreendedores como da população que transita nesse ambiente socioeconômico. Por exemplo, no universo de 15 pessoas entrevistadas, 13 discordam que a estrutura física (banheiros, rampas de acesso e lojas) do mercado atende às necessidades do público que o frequenta. Então, vimos que este Mercado Público necessita de reais aprimoramentos no que diz respeito à acessibilidade e também para que se torne um espaço que ofereça qualidade e bem-estar nos serviços prestados.
Descrição: DANTAS, Rodrigo de Almeida Fernandes. Análise das Condições de Acessibilidade no Mercado Público de Tambaú. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19916
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo de Almeida Fernandes Dantas.pdfPDF - Rodrigo de Almeida Fernandes Dantas2.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.