Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19927
Título: As bodegas no contexto sócio-econômico da cidade de Guarabira-PB
Autor(es): Alves, Alex Douglas de Melo
Palavras-chave: Bodegas
Comércio local
Relatos de vivências
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: Neste artigo busca-se trazer o papel relevante que as bodegas têm na localidade em que estão inseridas, especificamente na cidade de Guarabira-PB. Para tal, analisamos as especificidades que são inerentes a esse tipo de comércio e de que forma se foi construído o contexto para que tais estabelecimentos pudessem surgir desde o tempo da Antiguidade até a Contemporaneidade. Além disso, serão expostos relatos sobre a história de três bodegueiros tradicionais da cidade (Duda Pontes, Jonas Firmino e João Viegas) e suas relações com os fregueses no que tange à memória e ao cotidiano das comunidades onde estão instaladas as atividades comerciais. Temos como aporte teórico, dentre outros, Andrade (2014), Augustin (2002), Kormikiare (2004) e Silva (2014). Diante do contexto, serão problematizadas as relações diferenciadas desses estabelecimentos, tais como as características e particularidades do contato com os fregueses, a forma de funcionamento dos locais e a resistência que enfrentam mediante as novas e modernas formas de comercialização.
Descrição: ALVES, A. D. de M. As bodegas no contexto sócio-econômico da cidade de Guarabira-PB. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19927
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alex Douglas de Melo Alves.pdfPDF - Alex Douglas de Melo Alves1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.