Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19932
Título: | Participação da família na gestão escolar: um caminho de desafios e possibilidades |
Autor(es): | Souza, Karina Gomes de |
Palavras-chave: | Família Escola Gestão escolar |
Data do documento: | 12-Jun-2019 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo investigar a participação da família na gestão participativa da escola, elencando desafios e possibilidades. Visto que esta participação é de grande relevância, sentiu-se a necessidade de investigar os motivos que desencadeiam o distanciamento da escola e família, uma vez que procuramos entender este problema que afeta a educação e o processo de aprendizagem. Este estudo configura-se como sendo qualitativo em educação, com base em uma pesquisa exploratória e de campo, procurou-se entender a relação família e escola, a partir da gestão escolar. Apresentamos como sujeitos da pesquisa: a equipe gestora, pais e a equipe técnica, utilizamos como instrumento para a coleta de dados um questionário semiestruturado. Os principais autores utilizados para embasamento deste estudo foram: Libâneo (2001,2004, 2008, 2012), Paro (2003, 2016 e 2017) e Luck (2008 e 2010), proporcionando discussões e análises, para concluirmos que a gestão democrática-participativa não acontece verdadeiramente nesta instituição, porém um conhecimento maior de ambas as partes seria capaz de facilitar o envolvimento da família e gestão. |
Descrição: | SOUZA, K. G. de. Participação da família na gestão escolar: um caminho de desafios e possibilidades. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19932 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Karina Gomes de Souza.pdf | PDF - Karina Gomes de Souza | 889.77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.