Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19940
Título: Etnoclimatologia e a percepção dos agricultores sobre as experiências de chuva e secas em Serra de São Bento/RN, Nordeste do Brasil
Autor(es): Pereira, Edson Barbosa
Palavras-chave: Profetas da chuva
Etnoclimatologia
Natureza
Data do documento: 12-Jun-2019
Resumo: Os conhecimentos adquiridos através dos tempos pelos profetas da chuva são registrados em suas mentes de maneira vertical, horizontal e historicamente repassados dos mais velhos para os mais novos, constituindo um saber cultural das comunidades que são denominados de entoclimatológicos. A utilização da observação de elementos naturais por parte de agricultores, para prever a estação chuvosa, ou seja, as experiências de chuva e seca se estabelecem como a única forma de antecipar um futuro quadro de dificuldades para planejamento de suas atividades agrícolas. Dessa forma, tais práticas funcionam para mitigarem os efeitos causados pela seca, pois eles preveem possíveis danos que podem acontecer e assim se preparar melhor para um quadro mais hostil. A nossa pesquisa foi realizada no município de Serra de São Bento/RN Nordeste do Brasil, com 12 agricultores/profetas da chuva, sendo 11 homens e 1 mulher em três comunidades da zona rural. E objetivou analisar as diferentes relações dos agricultores profetas da chuva e suas previsões climáticas, tendo como base, as suas observações nos sinais da natureza. E como esses saberes foram repassados de maneira vertical e horizontal. Entrevistaram-se através do método bola de neve os agricultores com os maiores conhecimentos sobre as experiências de inverno e seca. Onde estes mencionaram as espécies da flora e da fauna, fenômenos atmosféricos, dias específicos, astros que facilitam essas previsões. Concluímos que essas práticas podem auxiliar na manutenção dos ecossistemas, na medida que o homem do campo necessita da observação de várias espécies de animais e da vegetação, fenômenos atmosféricos, astros etc. para realizarem as suas previsões e o que não será possível se essas espécies da flora e fauna forem extintas, o que vem acontecendo após os desmatamentos e as mudanças climáticas. Sendo assim, os conhecimentos etnoclimatológicos aliados à ciência e a conservação dos ecossistemas, poderá ser uma nova forma de pensar a relação da natureza com a sociedade utilizando-se do conhecimento empírico e científico.
Descrição: PEREIRA, E. B. Etnoclimatologia e a percepção dos agricultores sobre as experiências de chuva e secas em Serra de São Bento/RN, Nordeste do Brasil. 2019. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19940
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edson Barbosa Pereira.pdfPDF - Edson Barbosa Pereira3.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.