Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19943
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Margarida Emidio | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T18:12:24Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T18:12:24Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-27 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19943 | - |
dc.description | PEREIRA, M. E. A importância da atividade física para o desenvolvimento da criança na educação infantil. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A aprendizagem e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde que a criança passa a ter contato com o mundo. Na interação com o meio social e físico a criança passa a se desenvolver de forma mais abrangente e eficiente. Isso significa que a partir do envolvimento com seu meio social são desencadeados diversos processos internos de desenvolvimento que permitirão um novo patamar de desenvolvimento. A criança, por meio da observação, imitação e experimentação das instruções recebidas de pessoas mais experientes, vivencia diversas experiências físicas e culturais, construindo, dessa forma, um conhecimento a respeito do mundo que a cerca. Para que esses conceitos sejam desenvolvidos e incutidos no aprendiz, o meio ambiente tem que ser desafiador, exigente, para poder sempre estimular o intelecto e a ação motora desta pessoa. No entanto, não basta apenas oferecer estímulos para que a criança se desenvolva normalmente, a eficácia da estimulação depende também do contexto afetivo em que esse estímulo se insere, essa ação está diretamente ligada ao relacionamento entre o estimulador e a criança. Portanto, o papel da escola no âmbito educacional deve ser o de sistematizar esses estímulos, envolvendo-os em um clima afetivo que serve para transmitir valores, atitudes e conhecimentos que visam o desenvolvimento integral do ser humano. Este trabalho busca sensibilizar os adultos sobre a importância da atividade física no processo de aprendizagem das crianças e o papel do professor na mediação, como facilitador destas atividades, oferecendo meios para promover interações significativas dentro e fora da escola: traduzimos, integramos e materializamos o conhecimento científico, tornando-o aplicável em situações cotidianas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa a partir da revisão bibliográfica de autores como Barbosa (2001), Jerônimo (1998), Melo (2006), Neira (2003), entre outros que abordam a temática. Facilitar a apropriação teórica e prática de conhecimentos sobre o desenvolvimento do corpo, por meio de conteúdos e ferramentas que ajudam os profissionais da área a enriquecer suas interações com as crianças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Márcia Gomes dos Santos Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Atividade física | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.title | A importância da atividade física para o desenvolvimento da criança na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 33 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Margarida Emidio Pereira.pdf | PDF - Margarida Emidio Pereira | 592.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.