Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19948
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Carla Juliana Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T22:07:49Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T22:07:49Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19948 | - |
dc.description | LIMA, C. J. A. de. Educação infantil: reflexões sobre o método Montessoriano. 2019. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Maria Montessori traz a escola que tem o objetivo de uma formação integral da criança, uma "educação para a vida". Montessori escreveu que o desenvolvimento se dá em “planos de desenvolvimento”, de forma que em cada época da vida predominam certas necessidades e comportamentos específicos. Sem deixar de considerar o que há de individual em cada criança, ela pode traçar perfis gerais de comportamento e de possibilidades de aprendizado para cada faixa etária, com base em anos de observação. A proposta da educação Montessoriana, pressupõe que a educação é conquista da criança, uma vez que é a inato a criança a capacidade da autoeducação, se forem dadas as devidas condições para o desenvolvimento. Nesse sentindo o presente artigo tem por objetivo: mostrar a partir de uma revisão bibliográfica como o método Montessoriano estrutura os processos de ensino aprendizagem, bem como, debater e analisar os benefícios do método na educação infantil. Assim sendo, na revisão bibliográfica foram utilizados pesquisadores como: Pinto (2005) o qual traz as considerações referentes a aplicação do método; Ferrari (2008) nos leva a reflexão do diferencial no método Montessori da escola tradicional e Fontenele e Silva (2012) que vem abordar a educação sob a ótica Montessoriana colocando-a enquanto formação integral. Em seu esforço por superar o ensino tradicional, Montessori conseguiu avançar efetivamente na individualização do ensino, e o fez com base na simplificação do trabalho docente. Diferentemente do ensino tradicional, marcado por uma relação educativa de caráter individual, na qual o professor responsabilizava-se pela educação de um, ou poucos, alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Dra. Wanderleia Farias Santos | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Método Montessoriano | pt_BR |
dc.subject | Formação integral | pt_BR |
dc.subject | Autoeducação | pt_BR |
dc.title | Educação infantil: reflexões sobre o método Montessoriano | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Carla Juliana Alves de Lima.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.