Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19951
Título: Análise historiográfica da escravidão negra no Brasil a partir da obra "Pai contra mãe" do escritor brasileiro Machado de Assis: diálogos entre história e literatura
Autor(es): Lemos, Fernanda de Oliveira Thomaz
Palavras-chave: Historiografia
Escravagismo
Resistência negra
Abolicionismo
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: O trabalho a seguir realiza uma análise historiográfica do conto machadiano “Pai contra mãe”, trabalhando conceitos históricos presentes na escrita literária de Machado de Assis conceitos escravistas, políticos, econômicos e urbanos do Rio de Janeiro que são pertencentes à sociedade da segunda metade do século XIX , a qual seria o momento histórico de fala do autor . D esse modo, o estudo pretende estabelecer conexões interdisciplinares abordando a importância entre História e Literatura cada uma com sua particularidade, levantando assim, discussões acerca do autor e da sua abordagem sobre as formas de resistência negra em seus escritos literários Dessa forma, são denotadas as denúncias que Machado fez em suas obras em especial n o conto em análise sobre a sociedade escravista e racista, bem como questões abolicionistas.
Descrição: LEMOS, F. de O. T. Análise historiográfica da escravidão negra no Brasil a partir da obra "Pai contra mãe" do escritor brasileiro Machado de Assis: diálogos entre história e literatura. 2019. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19951
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FERNANDA DE OLIVEIRA THOMAZ LEMOS.pdf431.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.