Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19953
Título: Bode expiatório: o Diário da Borborema e a mimética do desejo no pré-golpe de 1964
Autor(es): Assis, Jônatas Judá Fernandes de
Palavras-chave: Golpe de 1964
Desejo mimético
Análise do discurso
Data do documento: 1-Jul-2019
Resumo: O estudo em questão visa uma análise dos eventos que precedem o golpe civil e militar de 1964, com intuito de perscrutar os caminhos editoriais do Diário da Borborema de Campina Grande e sua atuação dentro do cenário que antecede o golpe, mais exatamente o período que compreende os anos entre 1962 e 1964. O trabalho recorre ao historiador e antropólogo francês René Girard e a sua tese acerca do desejo mimético para compor as diretrizes teóricas e compreender esses aspectos culturais suscitados pela proposta, por meio dos conceitos que compreendem toda sua obra. Observamos como o autor construiu seu pensamento sobre velhos comportamentos, desenvolvendo novas perspectivas. Há uma construção de um personagem a ser punido na figura dos comunistas durante esse período, e nesse sentido, o jornal apresenta um forte teor discursivo para esse fim aplicando uma culpabilidade, montando um discurso anticomunista. É uma averiguação cultural sobre a violência e de como ela permeia como um éter, uma entidade insaciável, submissa da vingança. Compreendemos ao final que, foi criado um bode expiatório sobre a figura dos comunas e um desejo mimético, uma imitação do modelo capitalista estadunidense.
Descrição: ASSIS, J. J. F. de. Bode expiatório: o Diário da Borborema e a mimética do desejo no pré-golpe de 1964. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19953
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JÔNATAS JUDÁ FERNANDES DE ASSIS.pdf427.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.