Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19955
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDias, Kétsia Ferreira Viana Bezerra-
dc.date.accessioned2019-08-15T13:29:30Z-
dc.date.available2019-08-15T13:29:30Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.identifier.otherCDD 370.15-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19955-
dc.descriptionDIAS, K. F. V. B. Contribuições das interações sociais para o desenvolvimento cognitivo da criança no contexto alfabetizador. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho buscou investigar as contribuições das interações sociais para desenvolvimento cognitivo de crianças a partir da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, pois esta é de fundamental importância para compreensão dos fenômenos educativos, principalmente, em relação ao desenvolvimento e a aprendizagem no âmbito escolar historicamente construído. A metodologia utilizada para concretização da pesquisa foi de caráter qualitativo alicerçado no método dialético, visto que esse tipo de metodologia nos permite uma compreensão sobre a realidade analisada. A investigação foi realizada a partir de observações em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental com alunos na faixa etária de 7 anos em uma Escola Municipal da cidade de Campina Grande – PB. Os resultados da pesquisa demonstraram a importância das interações sociais para o desenvolvimento cognitivo no processo da alfabetização ao possibilitar a construção de relações de aprendizado significativas entre os alunos. Concluímos que o processo educativo deve possibilitar e valorizar as trocas de aprendizado entre os alunos em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profª. Drª. Maria da Guia Rodrigues Rasiapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPsicologia educacionalpt_BR
dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.titleContribuições das interações sociais para o desenvolvimento cognitivo da criança no contexto alfabetizadorpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - KÉTSIA FERREIRA VIANA BEZERRA DIAS.pdf471.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.