Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19956
Título: Os vários aspectos da festa de padroeiro de São Sebastião de Lago de Roça
Autor(es): Silva, José Jorge Ramos
Palavras-chave: Festa popular
Festa de padroeiro
Cultura
Aspecto religioso
Aspecto social
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo expor um estudo sobre a festa de padroeiro de São Sebastião de Lagoa de Roça-PB, a partir do período que a cidade se constituiu paróquia (2005), até a atualidade. Analisando sua importância nos vários aspectos; e mostrando como a festa mobiliza a cidade como um todo, sobretudo nos aspectos religioso, social e econômico. Festa popular e tradicional da cidade, o que caracteriza um elemento da cultura local, podendo ser considerada como patrimônio imaterial, pois está enraizada na memória dos habitantes da cidade. A pesquisa realizou-se por meio de referências bibliográficas. Ao mesmo tempo, desenvolvi um trabalho de campo, utilizando de entrevistas escritas, para coleta de dados com algumas pessoas da comunidade que vivenciaram essa época. As respostas que conseguir obter atendem ao propósito central do trabalho. Na ocasião, a festa é importantíssima para a identidade e cultura dos lagoarocenses; onde a mesma alavanca tanto a dimensão religiosa quanto social.
Descrição: SILVA, J. J. R.Os vários aspectos da festa de padroeiro de São Sebastião de Lago de Roça. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19956
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOSÉ JORGE RAMOS SILVA.pdf833.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.