Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19957
Título: Captação pluvial e reuso da água como alternativa de abastecimento dos centros atacadistas de confecções e lavandeiras do agreste pernambucano
Autor(es): Silva, Alexandre Naildo da
Palavras-chave: Reutilização da água
Captação de chuva
Lavanderia têxtil
Data do documento: 12-Dez-2018
Resumo: Os centros atacadistas de confecções do Agreste pernambucano, localizados em Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, PE, e as respectivas atividades comerciais, incluindo-se as lavanderias têxteis, necessitam de um grande volume de água, embora não disponham de sistema adutor de abastecimento público de água. Diante disto, procurou-se estabelecer regime pluvial, das referidas cidades, e estimar os volumes potenciais de captação da água da chuva, como alternativa para aumentar a oferta hídrica, sendo essas determinações os objetivos principais. Para realização deste trabalho, utilizaram-se séries pluviais mensais e anuais de Santa Cruz do Capibaribe e Toritama cedidas pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), sendo analisadas mediante critérios estatísticos de medidas de tendência central e de dispersão e estabelecidos os regimes pluviais. Foram estimados os volumes potenciais de captação da água da chuva, adotando-se cinco cenários de regime pluvial e áreas de captação dos referidos empreendimentos comerciais, e os volumes de água usados nas respectivas atividades. Escolheram-se seis lavanderias industriais, em Toritama, PE, sendo identificadas por letras e aplicadas formulários semiestruturados e estruturados, aos gestores, com perguntas quali e quantitativas relacionadas ao tema uso e reuso da água nas diferentes atividades fins. Os cálculos e análises foram feitos utilizando-se a planilha Excel. Os principais resultados indicaram que o modelo de distribuição de chuva é irregular, assimétrico, a estação chuvosa dura cerca de quatro meses e chove o equivalente a 61,0 % do total mediano anual, embora haja chances de ser seca. O Parque das Feiras, Toritama, PE, o abastecimento é feito, majoritariamente, por carros pipas e o Moda Center, Santa Cruz do Capibaribe, PE, o sistema de adução de água atende cerca de 70,0 % da demanda. As áreas cobertas (telhados) do Parque das Feiras e do Moda Center têm potencial para captar volumes de água da chuva, equivalentes a cerca de 60,0 % do necessário (gasto). A água usada nas lavanderias têxteis é transportada por carros pipas e provém de fontes não seguras. A produtividade diária de peças lavadas é da ordem de quinze mil peças em jeans e o gasto, per capito, é, em média, de 53 litros. Conclui-se que a captação da água da chuva no Parque das Feiras, no Moda Center e nas lavanderias, é a principal alternativa para aumentar a disponibilidade hídrica, associada ao reuso da água tratada, a fim de evitar a degradação ambiental.
Descrição: SILVA, A. N. da. Captação pluvial e reuso da água como alternativa de abastecimento dos centros atacadistas de confecções e lavandeiras do agreste pernambucano. 2019. 59p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19957
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - ALEXANDRE NAILDO DA SILVA.pdf1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.