Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19960
Título: Escola Nossa Senhora do Rosário: entre a fé e a pedagogia dos espaços
Autor(es): Medeiros, Maria Emília Andrade de
Palavras-chave: Cultura
Espaço escolar
Religiosidade
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal analisar o espaço escolar da Escola Nossa Senhora do Rosário e sua relação com a Igreja na cidade de Campina Grande nas décadas de 1940 - 1950. Entendemos que através dos seus espaços estes edifícios produziram ou, pelo menos, tentaram produzir sujeitos disciplinados, normatizados e regulados pelos seus discursos. Tais construções ganham visibilidade na vida cotidiana desses sujeitos mesmo que de forma silenciosa, contribuíram para o disciplinamento dos campinenses. Pois entendemos que esses espaços institucionalizados nunca são neutros e si constituem como mediadores da aprendizagem a partir da arquitetura e de objetos presentes nesses espaços. Nos valeremos do campo problematizador da História Cultural para refletir sobre a pedagogia produzidas nos referidos espaços, bem como dialogaremos com autores que nos ajudam a compreender esse cenário de forma mais ampla, tais como Foucault (2013), Frago e Escolano (2008), Julia (2001), este último discute o conceito de cultura escolar, entre outros autores.
Descrição: MEDEIROS, M. E. A. de.Escola Nossa Senhora do Rosário: entre a fé e a pedagogia dos espaços. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19960
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARIA EMÍLIA ANDRADE DE MEDEIROS.pdf844.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.