Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19972
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Sandra Eliza Tavares de | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-15T14:15:44Z | - |
dc.date.available | 2019-08-15T14:15:44Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19972 | - |
dc.description | SOUZA, S. E. T. de. A pré-escola no espaço do ensino fundamental:perspectiva de docentes. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo principal analisar o espaço para a pré-escola em instituições de Ensino Fundamental, a partir da perspectiva de docentes que atuam neste nível da Educação Infantil. Instituições públicas de Ensino Fundamental, localizadas na cidade de Queimadas – PB, foram tomadas como campo de investigação. Os fins deste estudo nos encaminharam para a caracterização de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória. A pesquisa envolveu, inicialmente, quatro instituições públicas desta cidade, as quais atendem da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. No decorrer do processo de investigação, percebemos que a oferta da Educação Infantil, em duas dessas escolas, ocorria em espaço físico anexado, onde as crianças da pré-escola não tinham acesso ao ambiente do Ensino Fundamental. Os sujeitos envolvidos neste estudo foram apenas quatro professoras do quadro efetivo, das duas escolas onde os espaços eram comuns para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Para coleta de dados foi aplicado um questionário, previamente elaborado pela pesquisadora, a essas educadoras. O período de coleta de dados ocorreu durante os meses de abril e maio do corrente ano. O referencial teórico-metodológico foi integrado por documentos oficiais como Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), e por estudos de Zabalza (1998), dentre outros. Os dados evidenciam que o espaço físico escolar deve contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, e é possível o atendimento à Educação Infantil, no espaço do Ensino Fundamental, desde que a estrutura do ambiente seja favorável para atender às principais necessidades da criança, possibilitando o desenvolvimento de suas habilidades. Concluímos que a organização do espaço escolar para a pré-escola é primordial para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, e este espaço deve favorecer o seu direito de viver a infância, respeitando-se sua condição de criança, independente se esse nível da Educação Infantil é ofertada em instituição que também oferece Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Dra. Glória Maria Leitão de Souza Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Pré-escola | pt_BR |
dc.subject | Espaço físico escolar | pt_BR |
dc.subject | Perspectiva docente | pt_BR |
dc.title | A pré-escola no espaço do ensino fundamental:perspectiva de docentes | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - SANDRA ELIZA TAVARES DE SOUZA.pdf | 541 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.