Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19973
Título: O legado teórico de Karl Marx e a tese da burguesia como classe opressora
Autor(es): Ferreira, Lucineide Silva de Lima
Palavras-chave: Proletariado
Classes dominantes
Historicidade da burguesia
Teoria marxista
Data do documento: 12-Jul-2019
Resumo: O presente trabalho se trata de uma análise teórica acerca da burguesia e seu desenvolvimento e consolidação como classe dominante sob a ótica do filósofo socialista Karl Marx e de seu legado como cientista social. Nesse sentido, o objetivo desse estudo é buscar entender a transição da burguesia como classe oprimida para se tornar a classe opressora do operário moderno, através de uma análise histórico-social, visando, ainda, ressaltar o conceito de classe e suas particularidades a fim de compreender o espaço conquistado pela classe burguesa no século XXI. Em síntese, descreve-se a historicidade da burguesia e sua ascensão nos diferentes períodos da história, bem como a biografia de Marx e alguns teóricos e políticos influenciados pela teoria marxista. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa bibliográfica para contextualizar a temática. As informações foram analisadas a partir de uma abordagem qualitativa com o intuito de destacar a visão marxista acerca do desenvolvimento da burguesia. Conclui-se que foram muitas as contribuições de Marx para lutas históricas e o entendimento da divisão de classes e da opressão gerada através disto.
Descrição: FERREIRA, L. S. de L. O legado teórico de Karl Marx e a tese da burguesia como classe opressora. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19973
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LUCINEIDE SILVA DE LIMA FERREIRA.pdf893.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.