Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19975
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Adriana da Silva Oliveira-
dc.date.accessioned2019-08-15T14:16:27Z-
dc.date.available2019-08-15T14:16:27Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.identifier.otherCDD 372-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19975-
dc.descriptionBRITO, A. da S. O. Alfabetização numa perspectiva lúdica: práticas pedagógicas no primeiro ano do ensino fundamental. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO principal objetivo desse estudo foi investigar espaços para o brincar no processo de alfabetização, relativo à aprendizagem da leitura e do Sistema de Escrita (SEA). O brincar possibilita que a criança desenvolva habilidades cognitivas, físicas, sociais e criativas. Conforme documentos legais, a criança tem o direito de aprender brincando no âmbito dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório. Os sujeitos da pesquisa são 14 crianças e 01 professora de uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental, de uma instituição pública localizada no Município de Cuité-PB. A coleta de dados se deu por meio da observação e de um questionário aplicado à professora regente da turma. Buscamos respaldo em documentos que norteiam os anos iniciais do Ensino Fundamental, a exemplo das Diretrizes Curriculares Nacionais-DCN (BRASIL, 2013), de Documentos do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Básica (BRASIL, 2007), e em estudos realizados por Morais (2012), Ramos (2014), Teberosky (1997), Meyer (2004), Kishimoto (2010), dentre outros. Nossa investigação evidenciou que o brincar possui um papel importante no processo de aprendizagem e no processo de desenvolvimento da criança, que se encontra no Ciclo da Alfabetização. Concluímos que faz-se necessário o desenvolvimento de práticas pedagógicas específicas que envolvam o brincar e considerem as características e necessidades dessa faixa etária, de forma a possibilitar a criança uma aprendizagem prazerosa e significativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Dra. Glória Maria Leitão de Souza Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação práticapt_BR
dc.titleAlfabetização numa perspectiva lúdica: práticas pedagógicas no primeiro ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ADRIANA DA SILVA OLIVEIRA BRITO.pdf549.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.