Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19975
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Adriana da Silva Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-15T14:16:27Z | - |
dc.date.available | 2019-08-15T14:16:27Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19975 | - |
dc.description | BRITO, A. da S. O. Alfabetização numa perspectiva lúdica: práticas pedagógicas no primeiro ano do ensino fundamental. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O principal objetivo desse estudo foi investigar espaços para o brincar no processo de alfabetização, relativo à aprendizagem da leitura e do Sistema de Escrita (SEA). O brincar possibilita que a criança desenvolva habilidades cognitivas, físicas, sociais e criativas. Conforme documentos legais, a criança tem o direito de aprender brincando no âmbito dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório. Os sujeitos da pesquisa são 14 crianças e 01 professora de uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental, de uma instituição pública localizada no Município de Cuité-PB. A coleta de dados se deu por meio da observação e de um questionário aplicado à professora regente da turma. Buscamos respaldo em documentos que norteiam os anos iniciais do Ensino Fundamental, a exemplo das Diretrizes Curriculares Nacionais-DCN (BRASIL, 2013), de Documentos do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Básica (BRASIL, 2007), e em estudos realizados por Morais (2012), Ramos (2014), Teberosky (1997), Meyer (2004), Kishimoto (2010), dentre outros. Nossa investigação evidenciou que o brincar possui um papel importante no processo de aprendizagem e no processo de desenvolvimento da criança, que se encontra no Ciclo da Alfabetização. Concluímos que faz-se necessário o desenvolvimento de práticas pedagógicas específicas que envolvam o brincar e considerem as características e necessidades dessa faixa etária, de forma a possibilitar a criança uma aprendizagem prazerosa e significativa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Glória Maria Leitão de Souza Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Educação prática | pt_BR |
dc.title | Alfabetização numa perspectiva lúdica: práticas pedagógicas no primeiro ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ADRIANA DA SILVA OLIVEIRA BRITO.pdf | 549.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.